Em comunicado conjunto, Mercosul e UE dizem estar "engajados" para concluir acordo
Nota ressalta que houve avanços consideráveis nas negociações nos últimos meses
Guilherme Resck
O Mercosul e a União Europeia (UE) divulgaram um comunicado conjunto, na tarde desta 5ª feira (7.dez), em que dizem estarem engajados "em discussões construtivas" com o objetivo de finalizar as questões pendentes no âmbito do acordo comercial.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ressaltam ainda que, com base nos avanços ocorridos nas negociações até o momento, "ambas as partes esperam alcançar rapidamente um acordo que corresponda à natureza estratégica dos laços que as vinculam e à contribuição crucial que podem oferecer para enfrentar os desafios globais em áreas como o desenvolvimento sustentável, a redução das desigualdades e o multilateralismo".
Ainda nesta 5ª feira, antes da divulgação do comunicado conjunto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a falta de consenso entre Mercosul e a UE para assinatura do acordo comercial. Ele admitiu ter empenhado grandes esforços nas negociações, mas afirmou que o conteúdo do documento ainda era "insuficiente" para os sul-americanos.
Confira a íntegra do comunicado conjunto:
A UE e o Mercosul estão engajados em discussões construtivas com vistas a finalizar as questões pendentes no âmbito do Acordo de Associação.
Nos últimos meses, registaram-se avanços consideráveis. As negociações prosseguem com a ambição de concluir o processo e alcançar um acordo que seja mutuamente benéfico para ambas as regiões e que atenda às demandas e aspirações das respectivas sociedades.
Com base nos avanços efetuados até a presente data nas negociações, ambas as partes esperam alcançar rapidamente um acordo que corresponda à natureza estratégica dos laços que as vinculam e à contribuição crucial que podem oferecer para enfrentar os desafios globais em áreas como o desenvolvimento sustentável, a redução das desigualdades e o multilateralismo.
+ Tribunal suíço determina repatriação ao Brasil de R$ 80 mi de contas vinculadas a Maluf
+ Lula diz que Mercosul não pode ficar "alheio" às tensões em Essequibo
+ EUA anunciam operações militares aéreas na Guiana em meio a tensões com a Venezuela