Publicidade
Mundo

Deputado George Santos enfrenta acusações federais nos EUA

Republicano vem sendo investigado desde que admitiu ter mentido no currículo durante midterms

Imagem da noticia Deputado George Santos enfrenta acusações federais nos EUA
Santos foi eleito em 2022, com 54% dos votos, para representar o 3º distrito de Nova York | Reprodução/Flickr
• Atualizado em
Publicidade

Promotores do Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusaram, nesta 4ª feira (10.mai), o deputado George Santos de crimes federais. Filho de brasileiros, o político vem enfrentando pressão jurídica e política para renunciar ao cargo devido às investigações de fraude educacional e financeira durante a campanha das midterms, em 2022.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo fontes ouvidas pela Associated Press, Santos deve se apresentar ainda hoje no Tribunal Federal de Long Island, em Nova York. O documento judicial relacionado ao caso ainda não foi disponibilizado, uma vez que o assunto está sob sigilo, mas acredita-se que as acusações sejam pelos crimes já investigados no Comitê de Ética da Câmara.

No ano passado, Santos admitiu ter mentido no currículo apresentado nas eleições parlamentares, no qual alegou ter se formado nas universidades de Baruch e Nova York, e sobre ter ascendência judaica. O republicano também é investigado por uma série de pagamentos indevidos durante o pleito, além de uma fraude no Rio de Janeiro. 

Apesar das apurações em andamento, Santos continua resistindo à pressão dos parlamentares norte-americanos. Em abril, por exemplo, o deputado anunciou que irá concorrer à reeleição ao cargo, uma vez que as mentiras contadas foram "mínimas". Em meio às acusações federais, os parlamentares reforçaram os pedidos para que Santos renuncie.

+ Trump é condenado por violência sexual contra escritora nos EUA

"George Santos deveria ter renunciado em dezembro. Ele deveria ter renunciado em janeiro. Ele deveria ter renunciado ontem e talvez renuncie hoje, mas mais cedo ou mais tarde, a honestidade e a justiça serão entregues a ele", disse o deputado Marcus Molinaro. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade