Publicidade
Mundo

Tribunal russo rejeita recurso de jornalista dos EUA preso

Evan Gershkovich permanecerá detido em Moscou. Ele é acusado de espionagem

Imagem da noticia Tribunal russo rejeita recurso de jornalista dos EUA preso
Repórter do Wall Street Journal é acusado de espionagem em favor dos EUA
• Atualizado em
Publicidade

A justiça russa negou nesta 3ª feira (18.abr) que o jornalista norte-americano Evan Gershkovich responda à acusação de espionagem em liberdade. Preso desde março, o repórter do Wall Street Journal pode pegar até 20 anos de prisão se for condenado. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na audiência desta 3ª, Evan, de 31 anos, apareceu calmo e até sorriu algumas vezes, mas não falou com a imprensa. Ele está detido na prisão czarista de Lefortovo, em Moscou, desde sua prisão em 31 de março, em Yekaterinburg, sob a acusação de tentar obter informações classificadas sobre uma fábrica de armas russa. Ele, o jornal e o governo dos Estados Unidos negam veementemente as acusações.

Na semana passada, o Departamento de Estado dos Estados Unidos solicitou formalmente que a Rússia libertasse o jornalista. No documento, a entidade rejeitou as acusações de espionagem feitas por Moscou e afirmou que o profissional está detido injustamente. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Pedimos que a Federação Russa liberte imediatamente o senhor Gershkovich. O jornalismo não é crime. Condenamos a contínua repressão do Kremlin a vozes independentes na Rússia e sua guerra em curso contra a verdade", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel. 

Segundo a determinação do juiz do Tribunal de Moscou, Evan Gershkovich deve permanecer na prisão até pelo menos 29 de maio.

* Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade