Publicidade
Mundo

Zelensky visita região reconquistada pelo exército ucraniano

Kherson foi primeira grande cidade capturada pelos russos

Imagem da noticia Zelensky visita região reconquistada pelo exército ucraniano
zelensky
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou nesta 5ª feira (23.mar) uma região reconquistada pelo exército ucraniano.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News 

O encontro com moradores e militares tem muito simbolismo pelo lugar onde aconteceu. Foi a 30 quilômetros de Kherson, primeira grande cidade capturada pelos russos e reconquistada pelos ucranianos, em novembro do ano passado.

A Ucrânia terá um reforço de um milhão de unidades de munição vindas da União Europeia, decisão referendada nesta 5ª feira no encontro de líderes do bloco, em Bruxelas.

Do outro lado, a Rússia subiu o tom contra duas ameaças que vem de países da Otan, a aliança militar liderada pelos Estados Unidos. A primeira é sobre a decisão do Reino Unido de fornecer munições com urânio empobrecido à Ucrânia e a segunda sobre a possibilidade de prisão de Vladimir Putin, depois do mandado expedido na semana passada pelo Tribunal Penal Internacional.

Em Moscou, Dmitry Medvedev, ex-presidente e vice-diretor do Conselho de Segurança da Rússia, reagiu à afirmação do ministro da Justiça da Alemanha de que Putin poderia ser preso se entrasse em território alemão.  

"Isso seria uma declaração de guerra e todo o nosso arsenal seria direcionado para o parlamento alemão e o escritório do primeiro-ministro", disse.

Medvedev afirmou ainda que o risco de um apocalipse nuclear só aumentou, fazendo coro ao que disse a porta-voz do Ministério da Defesa russo, ao classificar como estupidez a decisão dos britânicos sobre o envio de munição.

Embora o urânio empobrecido não seja considerado arma nuclear e seja menos radioativo, a própria ONU, segundo resolução aprovada em dezembro do ano passado, reconhece que há potencial de danos à saúde e contaminação do solo e lençol freático.

Recomenda, inclusive, que toda munição seja rapidamente retirada do solo depois de usada, mas o urânio empobrecido é mais poderoso que a munição convencional. É usado, por exemplo, pra penetrar em tanques e blindagens de forma mais fácil.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade