Publicidade
Mundo

Brendan Fraser, de "A Baleia", vence Oscar de Melhor Ator

Americano era considerado um dos favoritos na categoria

Imagem da noticia Brendan Fraser, de "A Baleia", vence Oscar de Melhor Ator
Brendan Fraser
• Atualizado em
Publicidade

Brendan Fraser venceu o Oscar na categoria de Melhor Ator por sua interpretação no filme A Baleia. O norte-americano era considerado um dos favoritos para levar um dos principais prêmios da noite. Essa é a primeira estatueta do ator, de 54 anos. Também disputavam o prêmio Austin Butler (Elvis), Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin), Paul Mescal (Aftersun) e Bill Nighy (Living).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou mais uma história de volta por cima da vida real. Assim como Ke Huy Quan que ganhou o Oscar de Ator Coadjuvante e havia sido esquecido por Hollywood, Brandon Fraser que também estava afastado das telas foi consagrado com a estatueta de Melhor Ator.

Depois do estrelato nos anos de 1990, Fraser passou duas décadas atuando em papéis pequenos e lidando com uma sequência de problemas pessoais. Por isso, esse novo filme também é visto como o retorno do ator à Hollywood, uma história de superação pessoal que vai além do personagem. 

Em A Baleia, Fraser Charlie, um homem obeso, com mais de 270 quilos, está confinado em casa, com dificuldades de locomoção, diversos problemas de saúde e uma vontade imensa de se reconectar com a filha para morrer tranquilamente. 

Para mostrar o que esse papel significa para Fraser e a transformação - não apenas física - que ele teve que passar, vale voltar no tempo e relembrar os papéis que marcaram a carreira do ator, principalmente em filmes de aventura, comédia e fantasia como em George, o Rei da Floresta (1997) e A Múmia (1999), seu principal filme da carreira até então.

Depois do estrelato nos anos de 1990, Fraser passou duas décadas atuando em papéis pequenos e lidando com uma sequência de problemas pessoais. Por isso, esse novo filme também é visto como o retorno do ator a Hollywood, uma história de superação pessoal que vai além do personagem. 

E assim começou a transformação de Brendan Fraser em Charlie. Para viver o personagem com mais de 270 quilos, o ator teve que usar próteses criadas em impressoras 3D. Brendan também ganhou peso para interpretar o professor, mas o trabalho mais árduo aconteceu no dia a dia das filmagens. Eram seis horas diárias de preparação: as próteses e macacões para deixá-lo com o corpo de Charlie, pesavam de 22 a 136 quilos. Já a maquiagem precisava fazer o acabamento e esculpir o rosto do ator, mas sem interferir nas expressões faciais responsáveis por grande parte da interpretação.

Como todo desenvolvimento das próteses foi feito durante a pandemia, o próprio ator que teve que tirar suas medidas. Além de vestir o corpo do personagem, foi preciso todo um preparo para psicologicamente entrar na mente e na alma de Charlie. 

A Baleia é baseado na obra de mesmo nome de Samuel D. Hunter, que também escreveu o roteiro. Além de Fraser e Hong Chau - indicada ao Oscar como atriz coadjuvante, estão ainda no elenco Sadie Sink (Stranger Things), Samantha Morton (The Walking Dead) e Ty Simpkins (Jurassic World).

A produção é assinada pelo A24, estúdio que tem a maior quantidade de indicações ao Oscar, 18 no total e que é responsável por "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" (2022), "Close""Aftersun", entre outros.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade