Publicidade
Mundo

Pedidos de asilo na União Europeia chegaram a quase 1 milhão em 2022

Número é o maior desde 2016; cidadãos sírios e afegãos lideram ranking de solicitações

Imagem da noticia Pedidos de asilo na União Europeia chegaram a quase 1 milhão em 2022
Ao todo, no ano passado, foram emitidas 632 mil decisões de asilo em primeira instância | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

Em 2022, quase 1 milhão de pessoas solicitaram proteção internacional em países europeus. Segundo dados da Agência da União Europeia para o Asilo (AUEA), divulgados nesta 4ª feira (22.fev), foram 966 mil pedidos de asilo no bloco europeu, resultando em um aumento de 50% em relação a 2021 e no maior número desde 2016.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No geral, as solicitações foram feitas principalmente por cidadãos sírios (130 mil), que tentam fugir dos conflitos armados e da crise econômica instalada no país. O grupo é seguido por afegãos (129 mil), que seguem deixando o país devido à crise humanitária e financeira provocada pela gestão do governo Talibã, e por turcos (55 mil).

Posteriormente, aparecem os venezuelanos (51 mil) e colombianos (43 mil), que apresentaram cerca de três vezes mais pedidos do que em 2021. Os quase 1 milhão de solicitações de asilo se somam ainda aos 4 milhões de refugiados ucranianos que estão sob proteção temporária na União Europeia em meio à invasão russa. 

+ Governo lança Programa de Atenção e Aceleração de Políticas de Refúgio

Ao todo, no ano passado, foram emitidas 632 mil decisões de asilo em primeira instância. Dos dois em cada cinco requerentes que receberam uma decisão positiva, cerca de 147 mil beneficiaram-se do estatuto de refugiado e 106 mil, da protecção subsidiária. As taxas de reconhecimento foram especialmente altas para sírios, bielorrussos, ucranianos, eritreus, iemenitas e malianos. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade