Tecnologia chama a atenção em congresso sobre futuro da mídia
Evento em Abu Dhabi é marcado por inovações que prometem dominar a indústria da mídia nos próximos anos
Fernando Jordão
Abu Dhabi -- Além de promover a integração entre profissionais do mundo inteiro, o Global Media Congress, em Abu Dhabi, também é uma oportunidade para as empresas da área apresentarem e conhecerem novas tecnologias usadas para aprimorar o trabalho jornalístico. No evento, que começou na 3ª feira (15.nov) e vai até 5ª (16.nov), com o SBT entres os convidados, é fácil o olhar se perder por entre enormes telões, câmeras capazes de filmar na mais alta qualidade e robôs empenhados em funções diversas.
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Um dos estandes que mais tem chamado a atenção do público é o da Dubai Media, onde é possível entrar em uma cabine instalada bem ao centro e mergulhar no metaverso, por meio de óculos de realidade virtual. A poucos passos, a equipe do The National -- uma das principais marcas de mídia do Oriente Médio, com sede em Abu Dhabi -- convida os visitantes a conhecer seus podcasts em um ambiente de imersão sonora e ainda oferece de brinde um NFT a quem escanear o QR Code. Mesmo em inglês, em 2022, tais termos tornaram-se universais.
Em relação aos robôs, há um simpático humanoide bem próximo à entrada da feira. Ele foi desenvolvido por professores e estudantes da Universidade dos Emirados Árabes Unidos (UAEU). Apesar de seus movimentos carismáticos, o que impressiona mesmo é seu "cérebro", um código capaz de criar imagens a partir da combinação de quaisquer termos que se possa imaginar.
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"Temos diversas tecnologias com inteligência artificial e essas tecnologias têm diferentes capacidades de entender a linguagem humana e analisar imagens melhor que os humanos e até muito melhor que os humanos. Então nós acreditamos que esses robôs podem nos ajudar a construir histórias ou nos dizer o que está acontecendo ao redor deles e categorizar isso para nós", diz Fady Al Najjar, professor associado da UAEU.