Na Câmara dos Comuns, Liz Truss presta homenagem à Elizabeth
Premiê relembrou quando foi nomeada pela rainha e elogiou legado da monarca na história britânica
Camila Stucaluc
A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, abriu, nesta 6ª feira (9.set), os tributos à rainha Elizabeth II, que morreu na tarde do dia 8 de setembro. Falando a deputados, na Câmara dos Comuns, em Londres, a premiê expressou tristeza pelo momento atual e elogiou o legado que a monarca deixou na história britânica.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A rainha continuou cumprindo com os deveres mesmo na idade de 96 anos. Seu legado será carregado através das pessoas que ela conheceu, pela história mundial que ela presenciou e pelas vidas que ela tocou", disse Truss, relembrando que, há três dias, ela esteve na presença de Elizabeth, na Escócia, para ser nomeada primeira-ministra.
"Sua falecida Majestade, a Rainha Elizabeth II, foi uma das maiores líderes que o mundo já conheceu. Ela era admirada por pessoas ao redor do mundo e um dos motivos para isso era sua humildade", acrescentou Truss, ressaltando que a rainha reinventou a monarquia.
Às 13h, todos os deputados pararam para prestigiar a salva de 96 tiros no Hyde Park, em homenagem a cada ano da monarca. Ainda hoje, a premiê britânica deve se encontrar com o rei Charles III para acertar detalhes do discurso televisionado e do período de luto nacional, que, provavelmente, será de 10 a 12 dias.
Leia também
+ Monumentos ficam iluminados em homenagem à rainha Elizabeth II
+ A mulher que participou dos momentos mais importantes da história