População mundial deve crescer em 2,2 bilhões até 2050
Mesmo com diminuição dos números causados pela pandemia, cidades são ponto fundamental

SBT News
O relatório da Organização das Nações Unidas Habitat apontou que a pandemia desacelerou a vinda da população mundial para os centros urbanos, mas não freou o êxodo. Segundo o relatório, em 2050, a população urbana mundial deve crescer 2,2 bilhões.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em 1950, mais de dois terços da população mundial vivia em zona rural, cerca de 2 milhões. Foi só em 2007 que a população mundial urbana ultrapassou a rural, mantendo-se predominante até o momento. Dados esses do relatório World Urbanizacion Prospects, produzido pela Divisão das Nações Unidas para a População do Departamento para Assuntos Econômicos e Sociais (Desa).
O relatório da ONU apontou uma pequena mudança no início da pandemia da covid-19, em que as populações urbanas se refugiaram em zonas rurais, afastadas das cidades para se proteger. No entanto, o período foi rápido e mesmo com a alta incidência do vírus nas cidades, elas se tornaram pólo importante e de oportunidades para muitas pessoas.
Com isso, o estudo deixa claro que as cidades vieram para ficar, e a pandemia foi um grande teste.
Outro ponto importante que faz as cidades cada vez mais volumosas são a alta taxa de natalidade, principalmente em países de baixa renda. As perspectivas são de que a população urbana deverá crescer de 56% do total global em 2021 para 68% em 2050.
*estagiário sob supervisão de Cido Coelho
Leia também
+ Satisfação dos comerciantes paulistanos com estoques fica menor em junho
+ Otan formaliza convite à Suécia e Finlândia para se juntarem à aliança militar[
+ OMS classifica decisão dos EUA contra o aborto como "retrocesso"