Airbnb anuncia saída da China
Empresa encerrará operação no país asiático no início do próximo semestre
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Empresa que se dedica, por meio da tecnologia, a interligar hóspedes e proprietários de imóveis, a Airbnb se prepara para encerrar operação no país mais populoso do mundo. Nesta semana, a companhia anunciou que deixará de atuar na China, nação com mais de 1,4 bilhão de habitantes.
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De acordo com informações divulgadas pelo site Global Times, a Airbnb vai suspender o serviço de reserva de residência em todo o território chinês a partir de 30 de julho. Num primeiro momento, a relação da empresa com o público do país asiático seguirá ativo, mas voltado somente para viagens para fora da China.
Em sua página de comunicados em português, a direção da Airbnb não comenta oficialmente o motivo de sair da China. Nos bastidores do mundo corporativo, porém, dois fatores são tidos como decisivos para a estratégia de saída. O primeiro seria o faturamento, pois, de acordo com fontes do mercado, a China representaria apenas 1% de todo o faturamento da companhia. O segundo fator teria relação com as amarras impostas por Pequim no campo do desenvolvimento tecnológico.
"Um grande mercado para empresas multinacionais de turismo."
Vice-diretora da Escola de Esportes e Turismo de Lazer da Universidade de Esportes de Pequim, Jiang Yiyi acredita que a decisão da empresa possa ser apenas momentânea. Além disso, ela pondera sobre o potencial do mercado local. "A China costumava ter de 140 a 150 milhões de visitantes de saída e entrada por ano, o que a torna um grande mercado para empresas multinacionais de turismo".
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