Publicidade
Mundo

Primeira mulher a ser secretária de Estado dos EUA morre aos 84 anos

Madeleine Albright era nativa de Praga e chegou ao território americano como refugiada em 1948

Imagem da noticia Primeira mulher a ser secretária de Estado dos EUA morre aos 84 anos
Madeleine Albright (Foreign, Commonwealth & Development Office/Flickr)
• Atualizado em
Publicidade

Morreu nesta 4ª feira (23.mar), aos 84 anos, Madeleine Albright, a 64ª secretária de Estado dos Estados Unidos e primeira mulher a ocupar o posto. Segundo a família, a causa da morte foi um câncer.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Nós perdemos uma amável mãe, avó, irmã, tia e amiga", pontuaram os familiares em comunicado divulgado no Twitter. Madeleine -- nascida Marie Jana Korbelova -- era nativa de Praga, capital da República Checa, e chegou aos Estados Unidos, como refugiada em 1948. 

Em 2012, ela recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honra civil dos Estados Unidos. "Uma incansável campeã da democracia e dos direitos humanos, ela era, no momento da morte, uma professora da Escola de Serviços Estrangeiros da Universidade de Georgetown, presidente do grupo Albright Stonebridge, presidente da Fundação de Bolsas de Estudos Harry S. Tuman, presidente do Instituto Democrático Nacional e presidente do Conselho de Política de Defesa dos Estados Unidos. Ela fundou a o Instituto Albright para Assunstos Globais na Wellesley College, atuou como administrador vitalício do Instituto Aspen e era presidente da Catedral Nacional de Washington", acrescentou a família.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade