Congresso do Peru aprova texto que pode levar a impeachment do presidente
Congressistas que votaram a favor do texto alegam "incapacidade moral" de Pedro Castillo para o cargo
SBT News
O Congresso do Peru aprovou, nesta 2ª feira (14.mar), a abertura de um procedimento que pode levar ao impeachmento do presidente do país, Pedro Castillo, de 52 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao todo, 76 congressistas votaram a favor do texto, enquanto 41 foram contra e 1 se absteve. O pedido foi liderado por 46 congressistas de maioria conservadora. Eles alegam "incapacidade moral" por parte de Castillo para exercer o cargo. O líder é acusado de corrupção e, segundo a oposição, teria "traído a pátria", ao se declarar favorável a um referendo para conceder uma saída ao mar à vizinha Bolívia, cujo território não conta com uma costa litorânea.
O presidente, no cargo desde julho de 2021, pediu para comparecer ao Congresso na 3ª feira (15.mar), com o objetivo de apresentar uma mensagem sobre o estado da nação e o contexto da crise em curso. Em março, a reprovação de Castillo caiu para 66%, três pontos percentuais a menos em relação a fevereiro (69%).
#PlenoDelCongreso l Se sustenta la Moción 2148, que propone declarar la permanente incapacidad moral del presidente de la República, @PedroCastilloTe, y declarar la vacancia de la presidencia de la República.
? Congreso del Perú ?? (@congresoperu) March 14, 2022
? Expediente: https://t.co/MnSyMy9yXs pic.twitter.com/15un1czuxw
"É julgada procedente a moção 2.148, que propõe a declaração de incapacidade moral permanente do Presidente da República, Pedro Castillo, e a declaração de vacância da Presidência da República", publicou o Congresso peruano nas redes sociais.