França vai retomar energia nuclear com 14 novos reatores
Esse é um dos esforços para conquistar a neutralidade de carbono até 2050

SBT News
O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou, nesta 5ª feira (10.fev), que o país vai retomar a produção de energia de origem nuclear com a construção de 14 novos reatores. A declaração foi dada em Belfort, Leste da França.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Esse é um de seus esforços para conquistar a neutralidade de carbono em 2050 e deixar para trás as energias fósseis. "Precisamos retomar o fio da grande aventura da energia nuclear civil na França", garantiu Macron. Para ele, a energia nuclear e as renováveis fornecerão energia mais barata, protegida das turbulências dos mercados.
O presidente francês planeja encomendar ao gigante energético francês EDF, de maioria estatal, a construção de seis reatores EPR2 para 2050. Além disso, ele vai analisar a possibilidade de oito adicionais, assim como prolongar a vida do maior número possível de reatores em funcionamento. Este anúncio busca combinar o plano de reindustrialização anunciado em novembro passado.
Outra medida anunciada pelo presidente foi um aumento da produção de eletricidade sem energias fósseis. Em seu discurso, ele apontou que a chave para produzir essa eletricidade mais descarbonizada, mais segura, mais soberana é desenvolver as energias renováveis e a nuclear. Entre as renováveis, a França impulsionará principalmente a energia solar e pretende construir 50 parques eólicos no mar.
Macron irá investir um 1 bilhão de euros (1,14 bilhão de dólares) em inovação para as renováveis.