Publicidade
Mundo

Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer momento, diz Casa Branca

Secretário norte-americano será enviado para tentar diálogo com chanceler Lavrov

Imagem da noticia Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer momento, diz Casa Branca
Exército russo já está posicionado na fronteira com a Ucrânia | Reprodução/Twitter
• Atualizado em
Publicidade

O governo dos Estados Unidos alertou, na 3ª feira (18.jan), que a Rússia está se preparando para um possível ataque contra a Ucrânia que "pode acontecer a qualquer momento". Segundo a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, o cenário é "extremamente perigoso".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Nenhuma opção está descartada. Agora, estamos em uma etapa na qual a Rússia poderia, a qualquer momento, lançar um ataque contra a Ucrânia", disse Psaki. Ela informou, ainda, que a operação conjunta entre os exercícios militares russos e de Belarus mostra uma "nova abordagem de combate da Rússia".

O alerta veio enquanto, nesta semana, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, visita Kiev, capital da Ucrânia, para reforçar "o compromisso dos Estados Unidos com a soberania e integridade territorial da Ucrânia". Em seguida, Blinken embarca para Berlim para diálogos com a Alemanha, a França e o Reino Unido sobre a questão.

Para tentar impedir a possível invasão, o governo de Joe Biden já afirmou que está estudando fornecer mais armas à Ucrânia, além de impor um amplo conjunto de sanções à Rússia. Forças especiais também circulam dentro e fora do país para fornecer treinamento às forças ucranianas.

+ Entenda os motivos que levam à crescente tensão entre Rússia e Ucrânia

Com o exército russo já posicionado na fronteira com a Ucrânia, vários países vêm expressando preocupação com o conflito militar, apesar do presidente russo Vladimir Putin negar a intenção de ataque. Na próxima 6ª feira (21.jan), Blinken deve se reunir em Genebra, na Suíça, com o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, para tentar solucionar o conflito. 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram trens com tropas e veículos militares russos chegando a Belarus, país aliado de Moscou, e também na fronteira com a Ucrânia, para exercícios. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade