Publicidade
Mundo

Na Itália, líderes católicos e judeus condenam uso de bandeira com suástica

O símbolo nazista foi usado no funeral de Alessia Augello, político ultradireitista

Imagem da noticia Na Itália, líderes católicos e judeus condenam uso de bandeira com suástica
Líderes religiosos condenam uso de bandeira com suástica em funeral | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

O caso ocorreu na segunda-feira (10.jan), na paróquia de Santa Lúcia, em um bairro central de Roma. Cerca de 20 pessoas acompanharam a cerimônia fúnebre de Alessia Augello, de 44 anos, integrante do partido ultradireita Força Nova.

+ Leia as últims no portal SBT News

Ao sair da igreja, o caixão foi coberto por uma bandeira com suástica, símbolo do nazismo. Houve saudações associadas ao nazismo e ao fascismo. Outros gritavam a palavra "presente" com o braço direito estendido.

O padre que celebrou o funeral disse que o fato ocorreu fora da igreja, sem qualquer autorização do pároco e não tinha conhecimento do que estava acontecendo.

Em nota, religiosos expressaram "profunda tristeza e decepção pelo ocorrido, distanciando-nos de cada palavra, gesto e símbolo usado fora da igreja, atribuível a ideologias extremistas distantes da mensagem do evangelho de Cristo".

Também em um comunicado, a diocese de Roma chamou a bandeira nazista de "um símbolo horrendo" e disse que o episódio foi um exemplo ofensivo de "exploração ideológica" de um serviço religioso. 

Já a comunidade judaica de Roma declarou que "é inaceitável que uma bandeira com uma suástica ainda possa ser mostrada em público hoje em dia, especialmente em uma cidade que viu a deportação de seus judeus pelos nazistas e seus colaboradores fascistas".

No Facebook, a tia de Alessia Augello publicou um texto repudiando o acontecimento. "Nós nos dissociamos totalmente dos eventos que aconteceram fora da igreja, sobre os quais não estávamos cientes. Nem a própria Alessia teria (os) apreciado", escreveu.

O nazismo
Também conhecido como Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o nazismo foi um movimento político e social que surgiu na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial. Assumiu o poder em 1933, quando Adolf Hitler tornou-se primeiro-ministro da Alemanha. Foi classificado pelos historiadores como um movimento da extrema direita.

A ideologia nazista foi a grande responsável pelo extermínio de seis milhões de judeus durante o Holocausto. Além dos judeus, outras minorias como ciganos, gays e negros foram perseguidas e aprisionadas em campos de concentração.

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
internacional
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade