Publicidade
Mundo

Mulheres comandam 50% dos ministérios do novo governo da Alemanha

Paridade de gênero foi uma das promessas de campanha do partido do próximo chanceler, Olaf Scholz

Imagem da noticia Mulheres comandam 50% dos ministérios do novo governo da Alemanha
Olaf Scholz e futuros ministros
• Atualizado em
Publicidade

O próximo chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, confirmou na 2ª feira (6.dez) os nomes que irão compor o governo que irá suceder o de Angela Merkel. Conforme prometido durante a campanha eleitoral de seu partido, dos 16 ministérios do país, metade será comandada por mulheres.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Após formar coalisão com o Partido Verde e com o Partido Liberal Democrático (FDP), o candidato do Partido Social-Democrata (PSD) deve ser eleito chanceler nesta 4ª feira (8.dez) pelo Parlamento Alemão (Bundestag). 

Entre as principais pastas, o Ministério das Relações Exteriores ficará sob o comando da co-presidente do Partido Verde, Annalena Baerbock. Robert Habeck, também do Partido Verde, foi escolhido para ser vice-chanceler e ministro da Economia e Energia. Ministério das Finanças, um dos mais importantes do país, ficou para o presidente do Partido Liberal Democrático, Christian Lindner. 

Lutando para reduzir as altas taxas de infecção por coronavírus no país, Scholz escolheu o infectologista Karl Lauterbach, do PSD, para liderar o Ministério da Saúde. O parlamentar foi um dos políticos que mais defendeu medidas rígidas no combate à pandemia de covid-19

"A pandemia está longe de terminar", disse Scholz. "A maioria das pessoas neste país certamente queria que o próximo ministro da Saúde fosse um especialista que realmente pudesse fazer isso bem e que se chamasse Karl Lauterbach", afirmou ao anunciar o novo governo. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade