Fronteiras fechadas: afegãos não conseguem refúgio em países vizinhos
Países viviznhos restringem ou proíbem entrada de pessoas que querem sair do Afeganistão
SBT News
Países que fazem fronteira com o Afeganistão fecharam as portas para os refugiados afegãos. Em agosto (16.ago), o Talibã voltou ao poder, assassinou opositores, eliminou direitos das mulheres e crianças e, desde então, a situação vem piorando. Irã, Paquistão, Tajisquistão e Uzbequistão fecharam as portas para as pessoas que tentam fugir do regime talibã.
De acordo com a agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Irã e Paquistão estão com as fronteiras abertas somente para afegãos com passaportes e vistos válidos. O que não é algo comum, já que pessoas forçadas a deixar seus países não têm documentação e nem autorizações de viagem. No entanto, o Paquistão está permitindo a entrada de algumas pessoas que precisam de cuidados médicos.
Já o Tajiquistão e o Uzbequistão estão fechados para a população do Afeganistão. Os dois países fazem fronteira ao norte do Afeganistão.
De forma ilegal, afegãos entram com a ajuda de contrabandistas nos países vizinhos. Muitos sofrem diferentes tipos de violência durante a viagem, inclusive mulheres e crianças. De acordo com a Acnur, 3 mil afegãos são deportados todos os dias do Irã.
Saiba mais: