Publicidade
Mundo

EUA incluem Rússia na lista dos países que violam liberdade religiosa

Autoridades russas teriam restringido algumas das atividades minoritárias e aumentado as prisões políticas

Imagem da noticia EUA incluem Rússia na lista dos países que violam liberdade religiosa
Arábia Saudita, Birmânia, China e Coreia do Norte também compõe o documento | Reprodução/Flickr
• Atualizado em
Publicidade

O governo dos Estados Unidos incluiu, na 4ª feira (17.nov), a Rússia na lista dos países que violam o direito da liberdade religiosa. O documento acompanha outras nove nações, sendo Arábia Saudita, Birmânia, China, Coreia do Norte, Eritreia, Irão, Paquistão, Tajiquistão e Turquemenistão.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo comunicado divulgado pelo secretário de Estado, Antony Blinken, os países representam preocupação "por terem se envolvido ou tolerado violações graves, sistemáticas e persistentes da liberdade religiosa". Ao mesmo tempo, Argélia, Comores, Cuba e Nicarágua foram colocados na lista intermédia, de Estados "sob vigilância".

+ Joe Biden solicita investigação sobre aumento de energia e gasolina

"Os Estados Unidos não se desviarão do seu compromisso de defender a liberdade religiosa ou a crença para todos e em todos os países. Em muitos lugares do mundo, continuamos a ver governos assediar, prender, ameaçar, encarcerar e matar pessoas simplesmente pela sua vontade de viver as suas vidas de acordo com as suas crenças", explicou Blinken.

Conforme o último relatório do Departamento de Estado sobre o assunto, a Rússia teria "um uso indevido da lei sobre o extremismo por parte do governo, para restringir as atividades pacíficas das minorias religiosas". Além disso, membros da organização russa de direitos humanos Memorial revelaram, em outubro, que o número de presos políticos aumentou drasticamente em 2021, com o movimento das Testemunhas de Jeová particularmente na mira das autoridades.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade