Publicidade
Mundo

G20 discute plano para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC

Líderes também concordaram em suspender financiamento a novas usinas de carvão e plantar 1 trilhão de árvores

Imagem da noticia G20 discute plano para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC
Negociações entre os países aconteceram em Roma, na Itália | Reprodução/Twitter g20org
• Atualizado em
Publicidade

Os líderes das 20 maiores economias do mundo, o G20, debateram, neste domingo (31.out), medidas para tentar conter as mudanças climáticas e limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC. Segundo o comunicado oficial divulgado pelo grupo, os chefes de Estado concordaram em encerrar os financiamentos públicos a novas usinas de carvão e tentar buscar a neutralidade do carbono.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Seguimos comprometidos com a meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2ºC e aumentar nossos esforços para limitá-lo à 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais, também como meio de possibilitar o cumprimento da Agenda 2030", diz o texto. As negociações entre os países aconteceram em Roma, na Itália.

Para alcançar o objetivo, as nações devem "estar comprometidas e impor ações significativas e eficazes, com diferentes abordagens através do desenvolvimento de medidas nacionais que alinhem uma ambição de curto, médio e longo prazo". O documento ressalta ainda que a ação deve ter cooperação internacional, incluindo auxílios monetários, tecnológicos e em produções sustentáveis.

+ No G20, Bolsonaro destaca avanço da vacinação contra covid-19 no Brasil

Além disso, os líderes de Estado se comprometeram a plantar 1 trilhão de árvores para ajudar no combate à crise climática. "Reconhecendo a urgência de combater a degradação do solo e criar novos sumidouros de carbono, nós compartilhamos a meta de plantar coletivamente 1 trilhão de árvores, com foco nos ecossistemas do planeta mais degradados, e encorajar outros países a unir forças com o G20 para alcançar este objetivo global até 2030."

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade