Publicidade
Mundo

Kim Jong Un aparece mais magro em desfile na Coreia do Norte

Sem sucessor definido, saúde do líder norte-coreano é preocupação mundial

Imagem da noticia Kim Jong Un aparece mais magro em desfile na Coreia do Norte
a imagem mostra o líder norte-coreano
• Atualizado em
Publicidade

O líder Kim Jong Un apareceu mais magro e enérgico no desfile de aniversário da Coreia do Norte, na última 4ª feira (8.set), em Pyongyang. O evento foi sediado na Praça Kim II Sung, nomeada em homenagem ao fundador do país, avô de Kim. 

As imagens do líder acenando e sorrindo para a população mostram uma grande mudança desde 2018, em que Kim foi visto respirando com dificuldade após tentar acompanhar o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, em uma caminhada durante uma aproximação diplomática. Moon, que é 30 anos mais velho que o líder norte-coreano, não apresentou dificuldades durante o trajeto. 

A perda de peso do norte-coreano começou a ser notada após uma aparição pública em junho deste ano. Na época, foi estimado que ele havia perdido entre 10 e 20 quilos. Segundo especialistas, a perda de peso de Kim é possivelmente motivada por uma melhoria na aparência física com fins políticos e não um indicativo de problemas de saúde. 

De acordo com Park Won-gon, professor de estudos norte-coreanos em Seoul, é crucial para Kim criar uma imagem jovial e vigorosa como líder, visto os recentes embates entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. 

Sem sucessor definido, a saúde do líder norte-coreano é uma preocupação mundial, pois não se sabe quem irá comandar o arsenal nuclear do país em caso de uma fatalidade. A imagem de Kim Jong Un, de 37 anos, é atrelada a cigarros e bebidas, aumentando as preocupações com o bem-estar do líder, visto que tanto o pai quanto o avô morreram de problemas no coração. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade