Publicidade
Mundo

Papa chega ao Iraque para unir cristãos apesar da pandemia

No primeiro dia em Bagdá, Francisco visitará igreja alvo de ataques terroristas

Imagem da noticia Papa chega ao Iraque para unir cristãos apesar da pandemia
Papa chega ao Iraque com dores - Foto: VaticanNews
• Atualizado em
Publicidade
O Papa Francisco chegou ao Iraque nesta 6ª feira (5.mar) com a missão de reunir os cristãos do país, mesmo com o aumento de casos de covid-19.

Segundo jornalistas que acompanham a viagem papal, "as medidas sanitárias pareciam negligentes dentro do aeroporto, apesar do agravamento do surto de coronavírus no país".

Um tapete vermelho foi estendido na pista do aeroporto internacional de Bagdá e o primeiro-ministro Mustafa al-Kadhimi recebeu o papa. Francisco estava visivelmente mancando em um sinal de que sua ciática, que se alargou e o forçou a cancelar eventos recentemente, possivelmente o estava incomodando.

Entre os destaques da visita de três dias está o encontro privado de Francisco no sábado com o principal clérigo xiita do país, o Grande Aiatolá Ali al-Sistani, uma figura reverenciada no Iraque e além

Neste primeiro dia de visitas, o Papa visitará a Catedral de Sayidat al-Nejat (Nossa Senhora da Salvação) e terá encontro com os bispos, sacerdotes, religiosos/as, seminaristas e catequistas.

A Catedral Sayidat al-Nejat em Bagdá foi alvo de ataques de Ísis em 2010 e em 2004.

Tahsin al-Khafaji, porta-voz das operações conjuntas do Iraque, disse que as forças de segurança foram aumentadas. "Esta visita é muito importante para nós e oferece uma boa perspectiva do Iraque porque o mundo inteiro estará assistindo", disse ele. Os grandes riscos darão às forças iraquianas "motivação para realizar esta visita com segurança e paz".
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade