Publicidade
Mundo

Ruas ficam vazias na noite da eleição mais importante dos Estados Unidos

Além das grades no entorno da Casa Branca, vários quarteirões de Washington foram interditados

Imagem da noticia Ruas ficam vazias na noite da eleição mais importante dos Estados Unidos
casa branca na noite da eleição 3 de novembro 2020
• Atualizado em
Publicidade

Casa Branca na noite do dia 3 de Novembro de 200. Crédito: Patrícia Vasconcellos

Washington DC -  Nos jardins da Casa Branca, nenhum sinal a noite da recepção que Donald Trump deu para convidados no interior da construção, sede do poder executivo dos Estados Unidos. Em frente ao gramado, jornalistas de diferentes partes do mundo reportavam a apuração que invadiu a madrugada. De repente, uma aparição inusitada. O ator Johnny Crawford, conhecido como Mark McCain entrou na área reservada aos correspondentes com três câmeras gravando algo parecido a um reality show. Questionado pelo SBT se ele foi convidado pela reunião do presidente, o ator disse que não. "Pedi para entrar porque falaram que o resultado poderia sair esta noite. Aproveitei então para ver como jornalistas como você trabalham".


Johnny Crawford, conhecido como Mark Mccain, na área externa da Casa Branca. Crédito: Patrícia Vasconcellos

Ao sair dali, a constatação de que além das grades de ferro colocadas na noite anterior para proteger a Casa Branca, vários quarteirões foram interditados. Pelo menos cinco quadras inteiras num diâmetro que englobava todos os ângulos da sede do poder americano estavam bloqueadas para o trânsito de veículos. Nos passeios, pouquíssimos pedestres completavam o cenário dos comércios protegidos com tapumes de madeira. A única aglomeração estava na frente da grade colocada adiante da rua batizada recentemente de "vidas negras importam". Ali, americanos contrários a Donald Trump seguravam cartazes de protesto. "Vou ficar aqui durante toda a noite" me disse Angel, de dezoito anos. "Acabo de votar pela primeira vez e escolhi Joe Biden" ela me disse. Além dos jovens reunidos naquele local, nenhum protesto maior ou violento foi registrado nas ruas de Washington na noite do dia 3 de Novembro.


Ruas de Washington DC ao redor da Casa Branca interditadas na noite de 3 de Novembro de 2020. Crédito: Patrícia Vasconcellos

Uma apuração histórica e diferente

Mesmo com votos em cédulas de papel, o resultado das eleições nos Estados Unidos geralmente saíam na madrugada do dia seguinte. Este ano a pandemia fez com que muitos eleitores escolhessem enviar o voto por serviço postal. O resultado apertado entre Donald Trump e Joe Biden fez a apuração se arrastar por mais tempo. Até o fechamento deste texto, no começo da tarde de quarta-feira, dia 4 de novembro, os Estados Unidos e o mundo ainda não sabiam quem havia vencido. Estima-se que a apuração pode levar mais dias. 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade