Publicidade
Mundo

Governo alemão diz que Alexei Navalny, opositor de Putin, foi envenenado

Ativista foi intoxicado com agentes neurotóxicos novichock, substância que já havia sido usada para prejudicar outro adversário do presidente russo

Imagem da noticia Governo alemão diz que Alexei Navalny, opositor de Putin, foi envenenado
Governo alemão diz que Alexei Navalny, opositor de Putin, foi envenenado
• Atualizado em
Publicidade
O governo da Alemanha confirmou que o político de oposição russo Alexei Navalny foi envenenado com substância química neurotóxica. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (02).

Segundo o porta-voz alemão, Steffen Seibert, os testes toxicólogos do ativista, que está hospitalizado em Berlim, "evidenciam sem possibilidade de equívoco, que houve envenenamento"

A substância, comprovada por um laboratório especialista, seria do grupo de agentes neurotóxicos novichock, ("novato", em russo), desenvolvida na época da União Soviética, durante 1970 e 1980, e utilizadass como arma química.

Essa não é a primeira vez que esses agentes foram utilizados para intoxicação na Rússia. Em março de 2018, o ex-espião russo Sergei Skripal e a afilhada Yulia foram envenenados no Reino Unidos e sobreviveram. O país asiático nega participação. 

Na semana passada, o hospital alemão Charité informou que encontrou indícios de "inibidores de colinesterase" no sistema de Navalny, que podem ser encontradas em diferentes medicamentos e agentes nervosos. O novichok é uma dessas substâncias.

O caso

Alexei Navalny, de 44 anos, é político e investigador de corrupção, é grande crítico do presidente Vladimir Putin e ficou doente no dia 20 de agosto após embarcar em um avião que partiu da Sibéria para Moscou. O piloto precisou fazer um pouso de emergência na cidade de Omsk, onde ele ficou internado.

Os apoiadores do opositor acreditam que o chá que ele bebeu antes de embarcar estava envenenado. Além disso, há teorias de que o Kremlin seria responsável pelo envenenamento e também questionam o atraso em trasnferi-lo para a Alemanha.

Na semana passada, a equipe de Navalny apresentou um pedido ao governo russo para investigar o possível ataque, mas nenhuma análise foi iniciada por parte dos russos.

Vladimir Putin ainda não comentou sobre as alegações de que seu governo se beneficiaria do envenenamento. 
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade