100 dias do 8 de janeiro: "Dia da Infâmia", diz Rosa Weber
Presidente do Supremo lembrou a data e anunciou que todo o prédio do STF já foi reconstruído
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou nesta 3ª feira (18.abr), ao lembrar os 100 dias dos ataques à sede da Suprema Corte, que a data não pode ser esquecida para que "nunca mais se repita".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Neste 18 de abril de 2023, completam-se exatos cem dias do 8 de janeiro ? o Dia da Infâmia -, em que milhares de criminosos, movidos por ódio e irracionalidade, atacaram com extremada violência as instalações dos Três Poderes da República", afirmou a presidente.
A ministra ressaltou que desde os atos de 8 de janeiro, o STF vem cumprindo "a sua missão precípua de guardar a Constituição", demonstrando que se mantém livre e independente. Rosa destacou que mesmo diante da depredação do Palácio da Justiça, a "democracia permanece inabalada e inabalável".
A magistrada também anunciou que todo o prédio do STF já foi reconstruído. "Hoje, com o término das obras de reconstrução e restauro do 2º pavimento, que abriga o Salão Nobre desta Corte - já reinaugurados o andar térreo, no qual localizados o Plenário, o Salão Branco e o Hall dos Bustos, assim como o Gabinete da Presidência, no 3º piso -, destaco integralmente reconstituído o prédio histórico do Supremo Tribunal Federal", afirmou.
Julgamento dos 100 denunciados
No dia em que o Plenário Virtual do STF deu início ao julgamento dos cem primeiros denunciados pela procuradoria-geral da República (PGR) que podem se tornar réus no inquérito, a presidente do Supremo também citou o início da análise.
"Por ocasião dos cem dias passados desde o oito de janeiro, registro a convicção de que incumbe ao Judiciário preservar a memória institucional, para que aquele terrível episódio, conquanto vencido, não seja esquecido ? como condição para que não se repita", concluiu.