Publicidade
Justiça

STF manda PGR se manifestar sobre pedido de investigação contra Bolsonaro

Notícia-crime apresentada por deputado acusa presidente de participar de esquema criminoso no MEC

Imagem da noticia STF manda PGR se manifestar sobre pedido de investigação contra Bolsonaro
Jair Bolsonaro aponta para Milton Ribeiro ( Cláudio Reis/Estadão Conteúdo)
• Atualizado em
Publicidade

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste a respeito de uma notícia-crime protocolada pelo líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG), sobre suposta participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) em esquema criminoso de liberação -- intermediada por um "gabinete paralelo" no MEC -- de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo a notícia-crime, está demonstrada "a existência de uma organização criminosa chefiada pelo Presidente da República, Senhor Jair Messias Bolsonaro, que tinha como operador político o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e como operadores financeiros principais, os Pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, todos adrede conluiados, com o objetivo de fraudar o erário (FNDE), privilegiando aliados políticos religiosos e/ou Prefeitos que aceitassem receber recursos públicos em troca de apoio aos projetos de reeleição do mandatário da Nação e de pagamento de vantagens indevidas aos apontados criminosos".

O documento pede que, com base nisso, a PGR seja intimada para instaurar um procedimento investigatório visando a apurar as condutas e responsabilidades criminais de Bolsonaro. A investigação sobre o suposto esquema criminoso no MEC levou à prisão de Milton Ribeiro e dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura na semana passada. Posteriormente, foram soltos após decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Veja o despacho de Cármen Lúcia na íntegra:

12-despacho by Guilherme Delinardi Resck on Scribd

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade