Publicidade
Justiça

Aras pede que STF investigue conduta de Pazuello em colapso de Manaus

Procurador-geral da República solicitou ainda que ministro da Saúde preste depoimento à Polícia Federal

Imagem da noticia Aras pede que STF investigue conduta de Pazuello em colapso de Manaus
Procurador-geral da República, Augusto Aras
• Atualizado em
Publicidade
O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), neste sábado (23 jan), abertura de inquérito para investigar a conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em relação ao colapso da saúde pública em Manaus. A cidade registrou falta de oxigênio medicinal em hospitais na semana passada.

Aras analisou representações apresentadas por partidos políticos, que relataram suposta omissão do ministro e de seus auxiliares. Ele solicitou que, como primeira medida da apuração, Pazuello preste depoimento à Polícia Federal. 

No último domingo (17 jan), o procurador-geral instaurou uma Notícia de Fato que pediu esclarecimentos a Pazuello. Aras citou o documento "Relatório parcial de ações - 6 a 16 de janeiro de 2021" no qual o ministro admite que teve conhecimento da falta de oxigênio na cidade em 8 de janeiro. O ministério só iniciou a entrega dos cilindros quatro dias depois do colapso, no dia 12. 

"Considerando que a possível intempestividade nas ações do representado, o qual tinha dever legal e possibilidade de agir para mitigar os resultados, pode caracterizar omissão passível de responsabilização cível, administrativa e/ou criminal, impõe-se o aprofundamento das investigações a fim de se obter elementos informativos robustos para a deflagração de eventual ação judicial", afirmou o procurador-geral.

A reportagem pediu posicionamento ao Ministério da Saúde que informou que só irá se manifestar após ser notificado oficialmente. 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade