Rússia já recebeu quase 30 iniciativas de paz sobre Ucrânia, diz Kremlin
Última proposta foi apresentada por países africano; Brasil também já enviou plano
A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, informou que o governo já recebeu cerca de 30 iniciativas de paz para um acordo com a Ucrânia. Segundo a diplomata, todos os planos de cessar-fogo, enviados por canais oficiais e não oficiais, foram colocados para análise de autoridades do Kremlin.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Foram muitas iniciativas desse tipo. Há um mês já havia cerca de 30 [iniciativas] que foram feitas por figuras públicas através de canais do Estado ou mesmo de alguma forma privada. Mesmo quando entendemos que [as negociações] não trariam qualquer valor agregado, sempre demos essa chance aos parceiros", disse Zakharova.
A última iniciativa de paz foi apresentada ao governo russo por países africanos em junho. Na época, o plano não foi bem recebido pelo presidente Vladimir Putin, que interrompeu a apresentação antes mesmo da conclusão da proposta. Um mês depois, durante a cúpula Rússia-África, o líder russo voltou atrás e disse que iria estudar o plano.
+ Ucrânia lança ataque contra base naval da Rússia no Mar Negro
Países europeus, além da China, já enviaram iniciativas de paz para a Rússia e para a Ucrânia, esperando retomar as negociações - congeladas há meses. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também enviou uma proposta de cessar-fogo aos países, sugerindo a criação de um grupo de países não envolvidos na guerra para mediar os diálogos.