"Risco de Putin usar armas nucleares táticas é real", diz Biden
Presidente dos EUA criticou cooperação entre Rússia e Bielorrússia para armazenar equipamentos
Camila Stucaluc
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou, na 2ª feira (19.jun), que a ameaça do presidente russo, Vladimir Putin, de usar armas nucleares táticas é "real". A declaração aconteceu poucos dias após a Bielorrússia, que faz fronteira com a Ucrânia, começar a receber e armazenar os equipamentos, atendendo um pedido de Moscou.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Quando eu estava aqui há cerca de dois anos dizendo que estava preocupado com o rio Colorado secando, todo mundo me olhava como se eu fosse louco. Eles me olharam como quando eu disse que me preocupava com Putin usando armas nucleares táticas. É real", disse o líder norte-americano.
+ Ucrânia anuncia reforço da defesa na fronteira com Bielorrússia
No sábado (17.jun), Biden já havia criticado o envio dos itens, classificando a atitude como "absolutamente irresponsável". Isso porque, segundo o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, alguns dos equipamentos russos são três vezes mais poderosos do que as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945 - responsável pela morte imediata de quase 100 mil pessoas.