Bandidos aproveitam multidão para praticar roubos e furtos em São Paulo
Região central da capital paulista é especialmente atrativa para os criminosos
SBT Brasil
A poucos dias do Natal, a movimentação nas ruas de comércio popular em São Paulo supera a expectativa dos lojistas, e os bandidos aproveitam a multidão para praticar roubos e furtos. O alvo preferido são os celulares.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A região central de São Paulo é especialmente atrativa para os criminosos. As vítimas se distraem com a loja, com o camelô, o metro quadrado é disputadíssimo. É nessas que o ladrão leva o aparelho na mão leve. E como é fácil levar o aparelho, mesmo para quem não tem prática.
Uma jovem fazia compras nesta 3ª feira, no centro da capital paulista. Celular na mão, até que apareceu do nada um assaltante. "Puxei ele pela camiseta, tentei pegar o celular da mão dele. Foi quando se virou e, para conseguir fugir, me deu dois socos. Aí o pessoal começou a gritar", relembra a vítima.
Reagir não é o recomendado, mas o ladrão foi preso em seguida. "A gente é uma presa fácil na verdade, a gente está distraída no celular e eles acabam aproveitando dessa distração para fazer esse tipo de coisa", fala a jovem roubada. Para a polícia, o número de furtos e roubos não aumentou. O que mudou foi o foco dos bandidos. "Eles não tem interesse apenas no aparelho celular e no seu valor agregado, mas eles tem interesse na possibilidade de acesso a dados bancários e transferências", afirma a delegada Vanessa Guimarães.
A unidade policial que reúne 13 delegacias no centro da capital paulista recuperou 11 mil celulares que estavam em mãos de criminosos nos últimos três anos. É muito? É pouco perto do que é roubado. Sem falar que muita gente nem registra boletim de ocorrência. O policiamento foi intensificado no final do ano para conter a ação dos bandidos. As estatísticas atuais de furtos e roubos de celulares só serão conhecidas no ano que vem, mas, para não virar um número, preste atenção.
"Procure usar o aparelho celular quando você está no interior de uma loja, de um estabelecimento comercial, de um shopping. Evite pegar o aparelho celular na rua", disse a delegada Vanessa. Ainda de acordo com ela, a polícia "orienta em deixar num lugar seguro: em bolsa fechada, virada para frente, mochila para frente, no bolso da frente, na cintura, num lugar que você perceba caso alguem queria pegar seu aparelho".
Veja também: