Butantan entrega mais 800 mil doses da vacina CoronaVac ao PNI
Expectativa é de completar envio de 100 milhões de doses do imunizante contra a covid-19 até agosto
Na manhã desta 4ª feira (14.jul), o governo de São Paulo entregou ao Ministério da Saúde mais 800 mil doses da vacina contra a covid-19, CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. A próxima entrega, de 200 mil doses, está agendada para 5ª feira (15.jul).
"Ao longo de agosto, vamos completar 100 milhões de doses, um mês antes do prazo contratado, que era 30 de setembro, complementando a totalidade do contrato do Butantan com o Ministério da Saúde. Nosso compromisso era concluir a entrega das vacinas contratadas, antecipamos em 30 dias e agora compramos vacinas para complementar o processo vacinal aqui em São Paulo", disse o governador João Doria, que acompanhou a entrega.
Com o novo lote, o Instituto chega à marca de 54,1 milhões de doses já fornecidas ao Programa Nacional de Imunização (PNI) desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O governador João Doria disse também que " a partir de janeiro do ano que vem, o Brasil deverá iniciar um novo ciclo de vacinação". Ele não descarta a revacinação da covid-19, assim como acontece com a imunização contra a gripe.
As vacinas entregues hoje contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio.
Novo lote de IFA
Na última 3ª feira (13.jul), o Instituto Butantan recebeu da farmacêutica chinesa Sinovac cerca de 12 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima para produção da CoronaVac. A carga é suficiente para fabricar 20 milhões de doses do imunizante, que serão entregues ao PNI de 15 a 20 dias após o início da produção.