Publicidade
Crime

Mulher branca faz ataques racistas a jovens negras no RS

Crime aconteceu durante o toque de recolher na cidade. Racista fez ataques preconceituosos a duas mulheres e ainda não prestou depoimento

Imagem da noticia Mulher branca faz ataques racistas a jovens negras no RS
Mulher branca faz gesto racista para mulheres negras
• Atualizado em
Publicidade
Uma mulher branca cometeu o crime de racismo e injúria racial depois de ofender duas jovens, negras, com palavras racistas. O caso aconteceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A criminosa flagrou as duas mulheres andando na rua depois do toque de recolher aplicado na cidade por conta da pandemia de coronavírus. 

Ao ver a dupla, a mulher branca apontou para o próprio braço, maneira racista de referir-se à cor da pele, e proferiu xingamentos preconceituosos de maneira agressiva. "Nove horas e você quer que eu te chame do quê", diz a racista.

As vítimas registraram boletim de ocorrência, mas a agressora não foi levada para prestar depoimento, apesar de já ter sido identificada.

Diferença entre crime de racismo e crime de injúria racial

Apesar dos termos terem sentido parecido, racismo e injúria racial são dois tipos de crimes distintos.

O racismo é direcionado à coletividade de indivíduos, quando toda uma raça é discriminada. Esse crime é inafiançável e não prescreve. 

Já a injúria racial, presente no Código Penal, é uma forma direta de ofender a honra de uma pessoa usando elementos de raça, cor, religião, origem ou etnia. A pena é de um a três anos de prisão, além de multa e pena correspondente à violência cometida. 

O projeto de lei nº 4373, de 2020, tramita no senado para enquadrar a injúria racial também como crime de racismo, aumentando a pena para o criminoso que cometer esse ato de violência. Com isso, injúria racial também seria inafiançável e imprescritível. Outro projeto (PL 3054/2020) prevê estipular pena mínima de 3 anos para o crime.
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade