Lula assina reajuste de 18% a policiais e bombeiros do DF
Presidente foi favorável a projeto que inclui forças de segurança no aumento a servidores públicos

Lis Cappi
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta 4ª feira (28.jun), o projeto que autoriza o reajuste a policiais, bombeiros e demais carreiras de forças de segurança no Distrito Federal. A medida atendeu proposta apresentada pela bancada do DF, e sugere a liberação em duas etapas: 9% neste ano e outros 9% em 2024.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O texto ainda precisa passar pelo Congresso. E, se aprovado, vai elevar em 18% as carreiras da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Primeiro, o texto será votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e, depois, segue para plenário, em sessão conjunta entre deputados e senadores.
Nas expectativas do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), o texto deve ser aprovado no Congresso. "Contamos que seja aprovado. O aumento de 18% ocorre em duas parcelas, a primeira ainda neste ano e a segunda parcela em janeiro de 2024", escreveu em rede social.
O projeto de lei está em tramitação no Congresso Nacional e contamos que seja aprovado. O aumento de 18% ocorre em duas parcelas, a primeira ainda neste ano e a segunda parcela em janeiro de 2024.
? Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) June 28, 2023
Sindicatos da categoria celebraram a assinatura do documento. Em nota, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Enoque Venancio de Freitas, afirmou que a medida vai valorizar as carreiras contempladas.
"Agradecemos ao presidente Lula por reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelos policiais civis do DF, que garantem não só a segurança dos cidadãos de Brasília, mas de todo o Brasil. Esse é mais um passo essencial em direção à retomada da nossa dignidade", declarou Enoque.