Lula embarca hoje para Japão para participar de reunião do G7
Presidente atende evento como convidado e já tem encontros bilaterais marcados
Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, nesta 4ª feira (17.mai) para Hiroshima, no Japão, onde participará do engajamento externo da cúpula do G7 - grupo que reúne as maiores economias mundiais. O petista atende ao convite do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, que irá sediar o evento nos dias 20 e 21 de maio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além de Lula, também foram convidados para a reunião autoridades da Austrália, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, República da Coreia e Vietnã. O encontro ainda contará com representantes da União Europeia, das Nações Unidas, do Banco Mundial e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Entre os assuntos abordados por Lula, além da economia, estarão a segurança alimentar global, a preservação ambiental e a guerra na Ucrânia. Durante a estadia no território japonês, o presidente já tem encontros bilaterais marcados com representantes da Índia e Indonésia, nos quais deverão ser discutidos interesses mais diretos.
+ "Não tentem lutar contra a transparência, pois ela vai prevalecer", diz Lula
Esta será a sétima participação de Lula em reuniões do G7 como convidado, marcando o retorno do Brasil no encontro com o grupo:
- 2003: Cúpula de Évian-les-Bains, a convite da França;
- 2005: Cúpula de Gleneagles, a convite do Reino Unido;
- 2006: Cúpula de São Petersburgo, a convite da Rússia (então membro do G8);
- 2007: Cúpula de Heiligendamm, a convite da Alemanha;
- 2008: Cúpula de Hokkaido, a convite do Japão;
- 2009: Cúpula de L?Aquila, a convite da Itália;
- 2023: Cúpula de Hiroshima, a convite do Japão.