Publicidade
Governo

Em vídeo, governo mostra ataques ao Planalto e o rastro do vandalismo

Material produzido pela equipe de Lula mostra os bastidores dos atos golpistas de 8 de janeiro

Imagem da noticia Em vídeo, governo mostra ataques ao Planalto e o rastro do vandalismo
lula_vistoria_planalto
• Atualizado em
Publicidade

Um vídeo de quase 5 minutos, produzido pela equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem no comando da Secretaria de Comunicação Social o ministro Paulo Pimenta e conta também com o fotógrafo Ricardo Stuckert, mostra os bastidores dos atos golpistas que destruíram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 8 de janeiro.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Divulgada nas redes sociais nesta 4ª feira (8.fev), data em que se completa um mês dos ataques, a produção audiovisual "Democracia Restaurada" traz detalhes de como ficou o Palácio do Planalto após a invasão. As primeiras imagens, em preto e branco, mostram vidros quebrados, móveis destruídos, extintores de incêndio que foram usados no vandalismo espalhados pelo chão. 

A produção também faz uma cronologia dos fatos e destaca, com texto em sobreposição, alguns dos crimes que os envolvidos podem responder, caso se tornem réus, como terrorismo, associação criminosa, tentativa de golpe de Estado".

Imagens exclusivas - e inéditas - mostram a reação do presidente Lula assim que retornou ao Planalto. Ele anda pelos corredores, visita os gabinetes e promete: "Todas essas pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas". O espectador também acompanha falas dos ministros da Defesa, José Múcio; e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, logo após os ataques.

"Democracia Restaurada" também mescla imagens das câmeras de segurança, que flagram os vândalos em ação no dia 8 de janeiro. Além disso, revela a dificuldade das equipes para entrarem no Palácio e iniciarem os trabalhos de limpeza. Há ainda depoimentos de prestadores de serviço lamentando o ataque e uma conversa do presidente Lula com Carlos Eduardo Palhares, chefe de perícias externas do Instituto Nacional de Criminalística, o INC.

Depois, o vídeo, já em cores, reforça as ações tomadas pelo governo Federal diante dos atos golpistas, como a troca do comando do Exército e as medidas adotadas pelo ministério da Justiça. E finaliza com as imagens da festa da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a praça dos Três Poderes lotada e o novo slogan do governo federal: Brasil - União e Reconstrução. Veja o vídeo publicado pelo Palácio do Planalto:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade