795 registros por dia: autorização de CACs pelo Exército bate recorde
Grupo de colecionadores, atiradores e caçadores registrados tem 4 vezes mais PMs do que militares
A escalada da distribuição de registros pelo Exército para caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) bateu mais um recorde. Nos últimos 11 meses, foram concedidas autorizações para 264.129 brasileiros comprarem armamentos e munições, o que na prática significa a permissão média de 795 concessões por dia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A conta foi feita a partir dos registros de CACs concedidos pelo Exército entre os meses de agosto de 2021 e julho de 2022 - os números foram obtidos a partir de pedidos do SBT News com os próprios militares, via Lei de Acesso à Informação ou assessoria de comunicação. Nos dados extraídos na última 6ª feira (15.jul), há um total de 673.818 CACs.
No grupo de CACs, há quatro vezes mais PMs do que militares. Ao todo, segundo o Exército, existem 12.219 policiais militares registrados como atiradores, contra 2.898 militares. Assim, o número total de CACs - desconsiderando militares e PMs - é maior do que o dos integrantes da ativa das Forças Armadas (356 mil) e dos policiais militares de todo o país (417 mil).
"Apesar da maior parte das flexibilizações para CACs ter sido feita a partir de maio de 2019, a pandemia serviu de freio ao crescimento", diz o advogado Bruno Langeani, gerente do Instituto Sou da Paz. "Foi a partir de 2021 que a curva se torna mais exponencial, e hoje estamos com aproximadamente 700 mil pessoas com esta licença, podendo andar armados e acessa do armas mais potentes como fuzis."