Publicidade
Governo

Brasil não deve reconhecer regiões separatistas da Ucrânia, diz Mourão

Vice-presidente afirmou ser difícil seguir entendimento russo

Imagem da noticia Brasil não deve reconhecer regiões separatistas da Ucrânia, diz Mourão
Mourão diz que Brasil não deve reconhecer regiões separatistas da Ucrânia | Antonio Cruz/Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quarta -feira (23.fev) que o Brasil não deve reconhecer a independência das regiões separatistas da Ucrânia, Donetsk e Luhansk. Como forma de provocação ao país vizinho, a Rússia reconheceu, na última segunda-feira (21.fev)  a independência das regiões, mas o entendimento segue isolado, em relação aos demais países. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Acho difícil isso aí [reconhecer a independência de Donetsk e Luhansk]. Não é da nossa visão de relações internacionais. A gente sempre advoga a soberania dos países", disse Mourão na chegada ao gabinete.

O vice-presidente ainda defendeu uma tomada de decisão democrática para as regiões. "Essa questão de separatismo é algo complicado. Nós sempre achamos que, por exemplo, para haver uma separação dessa natureza tem que haver um plebiscito, coisas assim, de modo que fosse manifestada por uma maioria étnica a vontade de se separar do país".

A relação diplomática entre os países europeus ficou estremecida, depois que a Ucrânia se aproximou da Organização do Tratato do Atlântico Norte (Otan), aliança político-militar que tem um dos membros os Estados Unidos. A Rússia teme que o país vizinho sirva de base para possíveis ataques, principalmente à capital, Moscou.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade