Eleições Municipais 2024: Em Belém, Edmilson Rodrigues tenta reeleição mas enfrentará bolsonarista e divisão de votos
Além de vieses ideológicos, disputa na capital do Pará soma oito pré-candidatos e deve ter projeção nacional pela COP 30
Oito pré-candidatos devem ser oficializados até o início de agosto na disputa à prefeitura de Belém. A cidade ganha projeção nas eleições municipais de 2024 pela preparação para a COP 30, conferência mundial para o clima da Organização das Nações Unidas (ONU), prevista para ser realizada na capital paraense no ano que vem.
+ Leia as últimas notícias a respeito das eleições no Brasil
A pauta ambiental também contrasta entre os pré-candidatos. A liderança, segundo estimativa da Paraná Pesquisas de 16 de julho, indica a preferência para o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL). Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele marcou 30,7% das intenções de voto para a prefeitura e poderá ter outra reação a temas ligados à cúpula do clima.
Na Câmara, ele foi um dos participantes da CPI do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). E já apresentou declarações que negam relação entre aquecimento global e fenômenos ambientais no estado, como enchentes.
Na mesma pesquisa, o 2º lugar e com 18,2% fica com o deputado estadual Igor Normando (MDB), apoiado pelo governador do estado, Helder Barbalho (MDB), que também é aliado do presidente Lula (PT) e poderá dividir votos pela escolha em manter um candidato.
O atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL) aparece em 3º, com 13,8% das intenções de voto. Ele é apoiado pelo presidente por uma aliança feita entre o Partido dos Trabalhadores e o PSOL.
Na sequência aparecem os pré-candidatos: Tiago Araújo (Republicanos), com 7,2%; Jefferson Lima (Podemos), com 6,5%; e Everaldo Eguchi (PRTB), com 6,3%.
Outros nomes marcam menos intenções de voto, como o caso de Wellingta Macêdo (PSTU), com 1%, e Italo Abati (Novo), que registra 0,8%. A estimativa entre brancos, nulos ou nenhum dos candidatos é de 9,9%, enquanto 5,6% dos entrevistados não sabem, ou não responderam.
Para chegar aos números, 710 pessoas com idade apta a votar foram consultadas. A margem de erro é de 3,8 p.p, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Federal (TSE) com o número PA-05357/2024.
Conheça os pré-candidatos à prefeitura de Belém
Éder Mauro
Éder Mauro está em seu terceiro mandato como deputado federal. Antes, ele era do PSD, mas concorreu pelo PL nas últimas eleições. Ele é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi à capital paraense para lançar o nome do deputado à prefeitura. Antes da vida política, ele atuou por 30 anos como delegado em Belém.
Edmilson Rodrigues (PSOL)
Atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues está em seu terceiro mandato na cidade. Ele já comandou a capital paraense entre os anos de 1997 e 2000 e foi reeleito em 2001, ficando até 2004. À época, ele era filiado ao PT. Após trocar de partido, ele foi eleito deputado federal em três anos e voltou à prefeitura. Edmilson é apoiado pelo presidente Lula (PT).
Everaldo Eguchi (PRTB)
Ex-delegado da Polícia Federal, Everaldo Eguchi tem 57 anos e é formado em direito e economia. Tentou o cargo de deputado federal em eleições passadas, mas não se elegeu. Em 2020, ficou em segundo na disputa para a prefeitura de Belém.
Igor Normando (MDB)
Apoiado pelo governador do estado, Helder Barbalho, Igor Normando foi secretário de Estratégia de Articulação e Cidadania no Pará. Na trajetória política, atuou como vereador e deputado estadual. Antes, era filiado ao Podemos, mas trocou de partido de olho na prefeitura da capital paraense.
Ítalo Abati (Novo)
Ao confirmar a pré-candidatura, Ítalo Abati concorrerá à sua primeira eleição. Ele é professor de direito constitucional, direitos humanos e ambiental.
Jefferson Lima (Podemos)
Filiado ao Podemos, Jefferson Lima é radialista, apresentador e empresário. Tentou eleições passadas, como disputa para o cargo de vereador, para as prefeituras - de Belém e Ananindeua - e até o Senado, mas não chegou a ser eleito.
Thiago Araújo (Republicanos)
Thiago Araújo é deputado estadual e está em seu terceiro mandato consecutivo. É presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Pará. Antes, ele foi vereador em Belém.
Wellingta Macêdo (PSTU)
Wellingta Macêdo já concorreu aos postos de vereadora e deputada federal. É jornalista, educadora, atriz e ativista do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe.