Brasil é grande demais para ser relegado a pária do mundo, afirma Lula
Presidente eleito diz que vai reconquistar credibilidade do país e que vai reindustrializar o país
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (30.out) que a sua conquista ao Palácio do Planalto representa a retomada do país ao cenário internacional. "Hoje nós estamos dizendo ao mundo que o Brasil está de volta. Que o Brasil é grande demais para ser relegado a esse triste papel de pária do mundo", disse o petista em seu primeiro discurso após a eleição.
Além disso, argumentou que o seu governo retomará a credibilidade que o país teve no passado junto a investidores, mas fez críticas a forma como o mercado enxerga o Brasil como fonte de lucro.
"Vamos reconquistar a credibilidade, a previsibilidade e a estabilidade do país, para que os investidores nacionais e estrangeiros retomem a confiança no Brasil. Para que deixem de enxergar nosso país como fonte de lucro imediato e predatório, e passem a ser nossos parceiros na retomada do crescimento econômico com inclusão social e sustentabilidade ambiental."
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Lula também defendeu mudanças nas regras do comércio internacional. Segundo ele, as exportações do Brasil não podem se restringir a commodities e matéria-prima. "Queremos um comércio internacional mais justo. Retomar nossas parcerias com os Estados Unidos e a União Europeia em novas bases. Não nos interessam acordos comerciais que condenem nosso país ao eterno papel de exportador de commodities e matéria prima", argumentou.
Também disse que seu governo terá um maior foco na defesa do meio ambiente e que investirá em uma economia mais sustentável.
"Vamos re-industrializar o Brasil, investir na economia verde e digital, apoiar a criatividade dos nossos empresários e empreendedores. Queremos exportar também conhecimento."
+ Leia a íntegra do primeiro discurso de Lula como presidente eleito