Publicidade
Eleições

Com chapa aprovada em convenção, Lula deve viajar a estados do Nordeste e Norte

Ex-presidente vai a Brasília também, para participar de reunião do PSB

Imagem da noticia Com chapa aprovada em convenção, Lula deve viajar a estados do Nordeste e Norte
Lula cumprimenta homem (Ricardo Stuckert)
• Atualizado em
Publicidade

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República prepara viagens do petista a estados do Nordeste e do Norte do país para este período pós-aprovação da chapa do ex-presidente com o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB) nas convenções nacionais do Partido dos Trabalhadores e da federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV). A informação foi confirmada pela presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), em coletiva de imprensa após as convenções, em que os nomes dos políticos foram chancelados de forma unânime na manhã desta 5ª feira (21.jul).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Lula já tem viagem marcada para Brasília, na semana que vem, para comparecer à convenção nacional do Partido Socialista Brasileiro, na qual o nome de Alckmin será confirmado para vice de Lula na disputa pelo Palácio do Planalto. O evento está previsto para 29 de julho. Já para a primeira semana de agosto, segundo Gleisi, estão sendo planejadas pela campanha viagens à Paraíba, Piauí e, talvez, Maranhão. Posteriormente, o ex-presidente visitará o Norte do Brasil.

A presidente do PT voltou a dizer nesta 5ª feira que o pleito deste ano não é como os anteriores da Nova República, em que o debate era feito no âmbito da política e da proposta dos candidatos. "Essa é uma eleição que traz elementos duros para a democracia brasileira. O ódio, por exemplo, como instrumento da política, a violência, isso nós temos que combater, as forças democráticas têm que se unir para não deixar isso prosperar, assim como as ameaças à democracia, a escalada autoritária que nós vimos nessa reunião que o Bolsonaro fez com embaixadores estrangeiros", acrescentou. Na última 2ª feira (18.jul), o chefe do Executivo federal, falando a embaixadores, voltou a usar informações já desmentidas para lançar dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Na convenção da federação Brasil da Esperança, na última manhã, foi aprovado também a aliança que configura o movimento Vamos Juntos pelo Brasil (integrado por PT, PCdoB, PV, Solidariedade, Rede Sustentabilidade e Psol) e a delegação de poderes à Executiva Nacional da Brasil da Esperança para discussão com outras siglas que possam desejar se juntar ao movimento. A meta é ampliá-lo. Em resposta à pergunta feita pelo SBT News, Gleisi disse que o PT veio conversando com lideranças do MDB e do PSD para que os partidos possam apoiar a candidatura de Lula também. Nesta semana, líderes do Movimento Democrático Brasileiro de 11 diretórios declararam apoio já para o primeiro turno das eleições.

Convenções partidárias

Da convenção nacional do PT, na manhã desta 5ª, participaram integrantes da Executiva Nacional do partido -- como Gleisi e o ex-secretário municipal de Transporte paulistano Jilmar Tatto --, entre outras pessoas. Questionado sobre como foi o clima da reunião, Jilmar disse que foi "sem graça", porque já estava tudo decidido e tratou-se de um evento apenas protocolar. Já da convenção da federação, participaram os 18 integrantes da Executiva desta -- quatro por videochamada. Na ocasião, foi discutida ainda a conjuntura política do país.

Candidatura no Ceará

Na coletiva de imprensa, Gleisi Hoffmann criticou a decisão do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de apoiar o ex-prefeito Roberto Cláudio na disputa ao governo do Ceará, em vez da reeleição da governadora Izolda Cela: "Foi uma decisão do PDT muito ruim, autoritária e machista. Não entendo porque a Izolda não podia ser candidata à reeleição estando num cargo e estando bem posicionada em pesquisa. Nós tínhamos compromisso de apoiar uma candidata do PDT".

Agora, de acordo com a presidente do PT, este se sente liberado para construir outra candidatura ao governo cearense. O ex-governador do estado, Camilo Santana (PT) e o deputado federal José Guimarães (PT-CE) estão conduzindo as conversas em relação a essa construção. Segundo Gleisi, "vários partidos se uniram em torno da alternativa". Uma definição do nome deve sair na próxima semana.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade