Publicidade
Eleições

Eleições 2020: como justificar o voto?

Voto em trânsito está proibido neste pleito e TSE pede que eleitores justifiquem a ausência, preferencialmente, via app

Imagem da noticia Eleições 2020: como justificar o voto?
Tela de aplicativo de celular
• Atualizado em
Publicidade
Quem está fora do domicílio eleitoral no dia da votação deve justificar a ausência pelo aplicativo e-Título, de maneira preferencial a fim de evitar aglomerações e deslocamentos. O aplicativo está disponível nas plataformas App Store, para quem tem dispositivos da Apple, e na Google Play, para quem tem celulares ou tablets com sistema Android.

O aplicativo fornece outras funcionalidades, como emissão de certidão de quitação eleitoral, certidão de crimes eleitorais, emissão e consulta da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de multas, além de consultar os locais e mais informações na hora de votar.

LEIA MAIS
Saiba que cuidados tomar no dia da eleição
Eleições 2020: quem não pode votar nestas eleições?
Eleições 2020: quais são os documentos aceitos para votar?


A justificativa é válida aos eleitores que estiverem ausentes de seus domicílios eleitorais. Mesmo quem teve o voto em trânsito transferido temporariamente deve justificar a ausência, já que o voto em trânsito não é válido.

Outra opção para justificar o voto é obter o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou em locais como cartórios eleitorais, centrais de atendimento e postos. Nele, o eleitor deve encaminhar o documento nos locais de justificativa autorizados. 
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade