Mutirão Nacional vai até essa segunda-feira; saiba como renegociar dívidas
Instituições financeiras oferecem renegociação do cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades
Vithor Laureano
O prazo está se esgotando para os consumidores que desejam limpar seus históricos de dívidas em atraso. Até esta segunda-feira (15), o Mutirão Nacional proporciona essa chance em uma iniciativa conjunta entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central do Brasil (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país, com mais de 160 instituições financeiras participantes.
+ Bancos liberam terceiro lote do pagamento do PIS/Pasep; veja quem recebe
As oportunidades oferecidas incluem descontos no valor da dívida, redução de taxas de juros, prazos estendidos para pagamento e ajustes nas condições de quitação, podendo até migrar para modalidades de crédito mais vantajosas, de acordo com a política de cada instituição.
Dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades, contraídas de bancos e instituições financeiras, podem ser negociadas desde que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia, nem sejam dívidas prescritas.
+ Mais de 12 milhões de pessoas já declararam o Imposto de Renda 2024; veja como fazer
A negociação pode ser realizada diretamente com a instituição financeira devedora, seja através de seus canais oficiais ou pelo portal consumidor.gov.br, ressaltando a necessidade de ter uma conta Prata ou Ouro para acesso.
“Os bancos estão empenhados em oferecer condições especiais para que seus clientes possam renegociar suas dívidas. O consumidor também terá acesso a conteúdo sobre educação financeira, que irá ajudá-lo a ter uma relação mais saudável com suas finanças”, explica Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban.
Além disso, o Sistema de Atendimento ao Consumidor, o Proconsumidor, está disponível para receber pedidos e reclamações, atuando como intermediário entre consumidores e instituições financeiras.
Para aderir ao mutirão, o processo é simples:
- Entrar em contato diretamente com a instituição financeira devedora para solicitar a negociação;
- Utilizar a plataforma consumidor.gov.br para realizar a negociação;
- Acessar o vídeo tutorial disponível na página Meu Bolso em Dia Febraban para orientações detalhadas sobre o processo de registro na plataforma, seleção da instituição para negociação e relato do pedido de renegociação;
- Após a solicitação, o banco tem um prazo de 10 dias para analisar e apresentar uma proposta.
Desenrola
O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é uma das ações resultantes do acordo de cooperação técnica entre a Febraban e o Banco Central do Brasil, visando promover a educação financeira e prevenir o endividamento excessivo.
Somando-se a outras iniciativas apoiadas pelos bancos, como o programa Desenrola Brasil, do governo federal, o Mutirão Nacional proporciona uma oportunidade vital para os consumidores reequilibrarem suas finanças. O programa Desenrola Brasil, operacionalizado entre 17 de julho e 31 de dezembro de 2023, viabilizou a renegociação de 3,33 milhões de contratos, beneficiando 2,7 milhões de consumidores.
+ Enem 2024: prazo para pedir isenção da inscrição começa nesta segunda (15)
Foram renegociados R$ 24,2 bilhões em volume financeiro, com a exclusão de cerca de 6 milhões de registros negativos para clientes com dívidas bancárias de até R$ 100,00.
Para mais informações sobre o Mutirão 2024, os consumidores podem acessar a página Meu Bolso em Dia Febraban.