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Brasileiros gastaram 19,7% a mais nos supermercados em 2023, diz levantamento

Cenário foi influenciado pela inflação; média de itens por compra cresceu 20,7%

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O tíquete médio das compras em supermercados atingiu R$ 125,34 em 2023, uma alta de 19,7% ante os R$ 104,69 contabilizados em 2022. É o que aponta uma pesquisa da empresa Neogrid, especializada em soluções para a gestão de suprimentos. Segundo a companhia, o cenário foi influenciado pela inflação, que fechou o ano em 4,62%.

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No período comparado, a média de itens por compra cresceu 20,7%, passando de 14,5 para 17,5 itens. Analisando os carrinhos, do lado do hortifruti, houve queda na média de itens (-13,7%) e aumento no tíquete médio (+4,3%), o que mostra que a seção sofreu com alta de preços no ano. Já nas carnes e aves, foi observado o inverso, com elevação na média de itens (+10%) e redução no tíquete médio da cesta (-5,7%).

Além do tíquete médio gasto nos supermercados, o levantamento analisou a indisponibilidade de produtos no varejo alimentar. Segundo os dados, a média consolidada entre os meses de janeiro e dezembro foi de 14,14% — resultado 2,59 pontos percentuais acima do registrado em 2022, quando esse indicador ficou em 11,55%.

“Diversos são os fatores por trás da indisponibilidade de produtos nas gôndolas, como problemas logísticos, campanhas promocionais sem planejamento, falhas nas previsões de vendas e cenário econômico. Mas, em 2023 o fator preço foi o destaque. Esse quesito apareceu como causa na maior parte do ano — tanto reduzindo ofertas como também no fomento do consumo por conta da sua redução”, explicou a Neogrid.

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Como exemplo, a empresa citou o leite, que enfrentou oferta limitada sobretudo no primeiro semestre do ano, em razão do clima. Isso elevou os preços das bebidas lácteas, levando-as ao topo do ranking da ruptura em março, com indisponibilidade de 19,10%. O ovo, por outro lado, foi destaque em ruptura por conta da redução dos preços.

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