Publicidade
Economia

Busca por crédito cai 12,5% no primeiro semestre, diz Serasa Experian

Redução nos juros prevista para começar em agosto, deve melhorar o cenário no segundo semestre, dizem especialistas

Imagem da noticia Busca por crédito cai 12,5% no primeiro semestre, diz Serasa Experian
Busca por crédito
• Atualizado em
Publicidade

A busca dos consumidores brasileiros por recursos financeiros no primeiro semestre de 2023 caiu 12,5%. Essa foi a maior das quedas registradas pelo Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian nos últimos dez anos.  

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, esse resultado não surpreende, já que segue as consecutivas baixas que foram apresentadas desde o início do ano. "Se por um lado as altas taxas de juros diminuem o apetite por linhas de crédito, do outro temos os elevados índices de inadimplência, que representam um risco para os credores e reduzem as ofertas do recurso.

Renda x crédito

Todas as faixas expressaram queda na procura por crédito no primeiro semestre do ano, sendo maior entre aqueles que recebem até R$ 500. Veja os dados na detalhados na tabela abaixo:

Regiões

O levantamento aponta que os consumidores do Amapá tiveram a maior retração na demanda por crédito, considerando os seis primeiros meses de 2023. Em segundo lugar ficou o Rio de Janeiro, seguido por Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí, respectivamente. A menor retração à tomar crédito aconteceu em Santa Catarina. 

" O mercado de crédito brasileiro sofreu uma desaceleração condizente com o cenário econômico, mas que deve melhorar a partir do 2° semestre por conta da queda dos juros" - Luiz Rabi, Serasa Experian 

Leia também  

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade