Ministério da Agricultura afirma que China liberou entrada de carne retida no Brasil
Mercado ficou fechado por um mês após registro de caso de vaca louca
Murilo Fagundes
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta 3ª feira (27.jun) que o governo da China liberou a entrada de milhares de toneladas de carne brasileira retidas em portos. Ele participou do lançamento do Plano Safra no Palácio do Planalto.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar da reabertura do mercado em 23 de março, Pequim barrava o desembaraço aduaneiro, ou seja, a liberação de uma mercadoria pela alfândega para a entrada no país. Segundo o ministro, o governo brasileiro agiu para que os exportadores brasileiros pudessem concluir a entrega do produto e, assim, receber cerca de R$ 2,5 bilhões.
"Sobre aquele estoque de carne dos embargos da vaca louca de fevereiro, hoje a China anunciou que estão liberados. São R$ 2,5 bilhões que vão entrar e aquecer mais uma vez a economia", disse Fávaro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que também atuou para conter o impasse. "Não só falei com o presidente Xi Jinping como pedi para o Alckmin falar com o vice-presidente da China, que acompanhava o assunto", disse.