25,8% das pessoas pretendem usar 13º salário para pagar dívidas, diz pesquisa
Em outubro, 69,06 milhões de indivíduos estavam inadimplentes no Brasil
Guilherme Resck
Em pesquisa feita pela Serasa com 2,8 mil brasileiros, 25,8% dos entrevistados disseram que pretendem usar o 13º salário deste ano para pagar dívidas. Já 25,6% pretendem utilizar o abono para limpar o nome, e 12,5%, para saldar as contas básicas (água, luz, aluguel e gás).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o Serasa, esses dados "representam um alento diante do cenário com o maior índice de inadimplência no ano". O Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da empresa mostra que, em outubro, 69,06 milhões de pessoas estavam inadimplentes no Brasil, o maior patamar da série histórica. No mês, as dívidas em atraso da população somavam R$ 301,5 bilhões, e o valor médio de dívida por pessoa ficou em R$ 4.365,98. De acordo com Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, "fatores como desemprego, queda da renda média e alto custo de vida contribuíram para a inadimplência elevada".
A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta 4ª feira (30.nov) e conter, no mínimo, 50% do valor total, e o restante deve ser disponibilizado até 20 de dezembro. Na pesquisa da Serasa sobre o uso do benefício, 7,1% dos participantes responderam que pretendem destinar o abono a despesas com alimentação, e 4,1%, a investimentos. Conforme Maciel, o levantamento "mostra que os brasileiros devem priorizar agora a saúde financeira".
Veja também: