Calor preocupa produção de grãos e prejudica animais nos EUA
A temperatura vai subir mais na semana que vem; período de estiagem deve ser prolongado
Pablo Valler
As ondas de calor que atingem o hemisfério norte preocupam produtores rurais dos Estados Unidos. Agora, a previsão é de temperaturas altas a partir de 4ª feira (3.ago) até 3ª feira da outra semana, dia 9 de agosto.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o Centro de Pesquisa Climática (CPC) e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) a temperatura vai subir em uma área que vai desde as grandes planícies, no meio oeste, até o estado do Texas, ao sul dos EUA. Essas regiões são conhecidas pelos cinturões agrícolas, como do trigo, do milho, do algodão e pelas concentrações de criadores de suínos e bovinos.
O meio oeste registrou o período "mais quente do verão até agora, com mínimas de 37° C, provavelmente chegando a 40° C em Iowa no fim da próxima semana. Enquanto Texas atinge facilmente 40° C com alguns lugares se aproximando de 43° C", conforme a consultoria brasileira em agronegócio baseada nos EUA, a AgResource.
"No leste, 35° C a 37° C são esperados na Virgínia. A previsão mostra probabilidade de calor extremo por até 14 dias", alerta a consultoria.