B3 abre sem oferecer Petrobras. Retoma às 10h e tem queda abrupta
Bolsa pretendia proteger o título, perdeu quase R$ 30 bi na 6ª feira, mas voltou atrás
A Bolsa de Valores do Brasil, a B3, começou a ofertar papéis da Petrobras somente perto das 10h nesta 2ª feira (20.jun). Em pouco tempo a estatal já perdia 2% de seus investimentos.
A B3 abriu o expediente desta 2ª feira com as ações da Petrobras suspensas. Uma medida comum quando quer se proteger o título. Ainda mais quando, na véspera, deu sinais - nesse caso, a situação é escancarada. Na 6ª feira, a Petrobras perdeu R$ 27,3 bilhões em valor de mercado depois que o presidente da República, Jair Bolsonaro, pediu a instalação de uma CPI para investigar a companhia. Nesta 2ª, o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP - AL), ficou de analisar a sugestão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As repercursões estão sob análise do mercado, que não reage apenas à Petrobras. De modo geral, investidores estão cautelosos e pesam cada vez mais os riscos da proximidade das eleições, com ações políticas que possam gerar mais gastos públicos e aumentar a inflação. A própria B3 se deprecia, com seu principal índice, o Ibovespa, caindo ao mais baixo nível desde novembro de 2020. Na 6ª feira (17.jun), encerrou opeações aos 99.824 pontos. Nesta 2ª, cai ainda mais.
+ José Mauro Coelho pede demissão e deixa presidência da Petrobras