Procura por crédito sobe 14,9% em abril, diz Serasa Experian
Consumidores que recebem até R$ 500 mensais foram os que mais buscaram por linhas de crédito
A procura dos brasileiros por crédito cresceu 14,9% em abril no comparativo com o mesmo mês de 2021. Segundo o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito, divulgado nesta terça-feira (24.mai) pela Serasa Experian, a análise por faixa de renda mostrou que os consumidores que recebem até R$ 500 mensais foram os que mais buscaram por linhas de crédito em abril, com alta de 19,8% na comparação ano a ano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A busca por crédito pode ser explicada pela pressão no bolso dos consumidores, impulsionada pela alta crescente dos preços em diversos setores da economia. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a taxa oficial da inflação no país, teve alta de 1,06% em abril, maior variação para o mês desde 1996, quando a taxa atingiu 1,26%.
Para o economista Luiz Rabi, da Serasa Experian, o crescimento expressivo para essa faixa de renda confirma os impactos de uma economia instável. "Os consumidores de rendas menores continuam tendo que seguir o modelo de consumo por necessidade. Mesmo com a alta taxa de juros que temos hoje, o recurso tem sido utilizado para honrar compromissos financeiros e complementar a renda, que não tem chegado ao final de mês, para a compra de itens básicos", diz.
Além disso, dentre as regiões brasileiras, a que mais se destacou na pesquisa foi a Norte, com expansão maior que a média geral, de 23,7%. Em seguida, vem a região Nordeste, com 17,8%. o Sudeste aparece em terceiro, com 14,8%, seguido do Sul, com 13,7%. Por último, está o Centro-Oeste, com 4,8%. Veja o gráfico a seguir: