Ibovespa: queda livre e sem previsão de parada, por enquanto
Por que depois de três meses empolgantes, principal índice de investimentos perdeu valorização em um mês?
A "Super Quarta" observada pelo mercado financeiro mundial surpreendeu o Brasil positivamente. O principal índice da B3, o Ibovespa, fechou o dia com acréscimo de 1,70% e alcançou os 108.334 pontos. Resultado da animação dos investidores com a informação de que os Estados Unidos não teriam o incomum aumento de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros. De fato, o Federal Reserve anunciou 0,5.
"Vale lembrar que o FED ficou o ano de 2021 inteiro defendendo que a inflação era de curto prazo, momentânea e esse momentâneo virou mais ou menos um jargão até outubro, quando foi obrigado a virar a mão, né? Aí falou que é estrutural, cíclica, duradoura e que eles teriam que tratar desse assunto", pontua Rafael Antunes, sócio da Inove investimentos, sobre as reviravoltas dos EUA.
Entretanto, além de controlar a inflação, os norte-americanos estão em busca de investimentos. Quando aumentam os juros, quem "empresta" dinheiro acaba ganhando e como os EUA pagam em dólar, é natural que quem tem recurso sobrando prefira aplicar por lá. Assim, o Brasil segue perdendo investimentos. Nesta quinta-feira (05/05/22), a bolsa de valores daqui abriu em baixa. Não só por isso.
Rafael analisa que agora existe outro fator de temor: "Hoje, o mercado tensionou porque o banco central inglês também anunciou preocupação com a inflação e que pode rever juros, subir gradualmente". Ou seja, outra situação que pode complicar os negócios no Brasil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A montanha-russa do Ibovespa
Há exato um mês o Ibovespa está caindo. Experimentando a posição de número dois entre os 78 índices de investimento do mundo, segundo a agência de classificação de risco Austin Rating. Mas por que a B3 está carregando esse título desagradável? Ainda mais depois de ter feito uma verdadeira escalada desde que o ano começou. Repare nesse gráfico como a crescente foi interrompida a partir de 04/04/22:
O ano começou com altos investimentos da China em commoditties. Como o Brasil é um grande exportador de matérias-primas, ganhou bastante. Porém, o gigante asiático está com os pés firmes no chão e decidiu recuar, como explica o economista do Instituto Mauá de Tecnologia Ricardo Balistiero: "a estimativa da China, esse ano, era de crescimento de 5,5%. Depois passou para 5% e já se fala em 4% por causa do novo lockdown".
Quem perde com o Ibovespa?
Movimentações como essas que estamos observando, sejam para baixo ou para cima nos índices financeiros, sempre trazem consequências boas e ruins. Depende de quais investimentos você está envolvido.
Você já deve ter ouvido que com a Selic em alta, as aplicações de renda fixa, como LCA e CDB, rendem mais. Os bancos também acabam ganhando. Ganham, alías, com outra situação: as ofertas das ações do varejo.
Por que o comércio deve ter títulos comercializados? É que quem tem essas aplicações, provavelmente, vai querer vender. O varejo, de modo geral, está se desvalorizando. A explicação é simples: a taxa básica de juros lá em cima faz os brasileiros perderem poder de compra e até deixar de pagar o que devem.