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Economia

Fake food: prática pode render multa superior a R$ 11 milhões

Duas redes de fast food mudaram o cardápio após serem notificadas por propaganda enganosa

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Imagem meramente ilustrativa do sanduíche Whopper
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A rede de fast food Burger King decidiu mudar o nome do sanduíche "Whopper Costela" para "Whopper Paleta Suína". A decisão ocorreu um dia depois de a empresa ser notificada pelo Procon de São Paulo por suspeita de propaganda enganosa.

"O Procon tem olhado com preocupação a publicidade de gêneros alimentícios em que se destaca um determinado componente que não faz parte do ingrediente principal", afirmou o diretor do Procon-SP, Guilherme Farid, em entrevista ao SBT Brasil

+ Senado convoca McDonald's e Burger King para explicarem publicidade enganosa

O caso envolvendo o Burger King não é um fato isolado. Na semana passada, o McDonald?s confirmou que o sanduíche "Mc Picanha" não tinha picanha. Dessa forma, acabou retirando o lanche do cardápio após receber uma notificação do Ministério Público.

"Quando o Procon começou a analisar os documentos publicitários, constatou-se que, na verdade, se tratava do sabor dos ingredientes ou do aroma desses ingredientes ? e não necessariamente do próprio ingrediente (picanha) na composição", avisou Farid.

Outros casos

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) protocolou denúncia contra a Del Valle. Isso porque, na visão do órgão, as embalagens da linha "Fresh" podem induzir o consumidor a acreditar que os sucos são feitos de fruta, quando, na verdade, tem menos de 2% do ingrediente. A bolacha Nesfit também havia sido denunciada por propaganda enganosa, por citar o mel, que não está na composição do produto.

"Quando a gente está falando de publicidade de alimentos, a composição do produto, do alimento, é uma informação, sem dúvidas, essencial para o consumidor realizar sua escolha", observa a advogada Mariana Gondo, do Idec.

O que pode acontecer?

Se for comprovado que o consumidor foi induzido ao erro, a empresa pode ser multada por publicidade enganosa em mais de R$ 11 milhões. A publicidade de qualquer produto deve ser transparente e verdadeira. Afinal, quem compra deve saber o que está comprando.

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